História da Família

A narrativa abaixo foi iniciada pelo saudoso primo Aldo e adaptada por mim com algumas correções que se fizeram necessárias. 

Daniel Buchmann 
São Bento do Sul - 10 de fevereiro de 2005. 


ORIGEM DA FAMÍLIA BUCHMANN
 

O primeiro antepassado de que temos notícia é o vidraceiro Johann Carl Buchmann, residente em Krostitz/Leipzig, no então reino da Saxônia, pai de Johann Gottlob que com "parte" de sua família emigrou para o Brasil. Veja no mapa abaixo a localidade de Krostitz, que pertence à comarca de Delitzsch, situada ao norte de Leipzig.



Nossos antepassados eram artesãos, condição que lhes dava certa importância social numa época em que havia a servidão da terra. Muitos camponeses eram servos da terra, eram patrimônio da propriedade agrícola e com ela alienáveis a um novo senhor. Os artesãos e artífices eram relativamente mais livres que os camponeses, mas ainda assim pertenciam a uma classe inferior de uma sociedade ainda em grande parte feudal. 

Johann Gottlob Buchmann, filho do vidraceiro Friedrich Wilhelm Buchmann nasceu em Krostitz/Leipzig no ano de 1792. Casado na mesma cidade em 1813 com Johanna Philippine, nascida Bär, mudou-se com ela para o outro lado da Alemanha da época e se estabeleceram na cidade de Clausthal (hoje em dia esta cidade chama-se Clausthal-Zellerfeld), sudeste de Hannover, onde tiveram os seguintes filhos: 
  1. Johann Heinrich Wilhelm Buchmann nasceu em 24 junho 1814. Este é o patriarca do ramo de Guaratuba. 
  2. Johann Friedrich Wilhelm Buchmann nasceu em 17 agosto 1824 em Clausthal. Faleceu em Clausthal ainda criança. 
  3. Johann Georg Carl Wilhelm Buchmann nasceu em 18 maio 1827 em Clausthal. Não veio para o Brasil.   
  4. Carl Christian Friedrich Buchmann nasceu em 10 abril 1830. Patriarca dos ramos de Campo Alegre e Santos. 
  5. August Adolph Buchmann nasceu em 1 março 1833 em Clausthal. Faleceu em 11 novembro 1834 em Clausthal. 
  6. Georg Wilhelm Ferdinand Buchmann nasceu em 28 março 1836 em Clausthal. Não sabemos se veio para o Brasil, é muito provável que não;
  7. Johanne Friederike Elisabeth Buchmann nasceu em 24 dezembro 1839. Não sabemos se ela veio para o Brasil.


A CHEGADA AO BRASIL

Em São Francisco do Sul - SC, 23 de junho de 1854, aportou o navio "Linda" comandado pelo capitão Bisant. Um dos passageiros era Johann Heinrich Wilhelm Buchmann primeiro filho de Johann Gottlob Buchmann; veio acompanhado de sua esposa Elise Severin e dos filhos Wilhelm, Maria e Caroline. Se estabeleceram inicialmente em Joinville mas depois foram para Guaratuba e deram origem a uma ramificação da família naquela cidade. 

Quase 4 meses mais tarde em 06 de outubro de 1854, o irmão de Johann Heinrich Wilhelm Buchmann, Carl Christian Friedrich Buchmann chega ao Brasil, tendo viajado no navio "Emily" comandado pelo capitão Schmidt. Exercia a profissão de marceneiro. Casou-se em Joinville em 28 de setembro de 1856 com Barbara Keller, natural de Sieblingen, cantão de Schaffhausen, Suíça, nascida em 25 de junho de 1834. Ele foi o patriarca dos ramos de Campo Alegre e Santos., conforme mencionado abaixo, através de seus filhos:  
  1. Louis Buchmann nasceu em 24 março 1857 em Guaratuba, mas foi criado em Joinville onde aprendeu os ofícios de açougueiro e sapateiro. Já casado e com o primeiro filho Robert Herrmann Buchmann, mudou-se em 1888 para Campo Alegre, onde teve um açougue, uma sapataria e uma olaria. Foi casado com Marie Louise Reinhardt, Faleceu em 10 setembro 1937 em Rio Negrinho-SC. Louis foi o Patriarca do ramo de Campo Alegre -SC 
  2. Johann Friedrich Buchmann Wilhelm Buchmann nasceu em 9 dezembro 1865 em Joinville - SC. Mudou-se para para Santos - SP onde teve diversos filhos. Patriarca do ramo de Santos-SP 
  3. Augusta Frieda Anna Louise Buchmann nasceu em 22 agosto 1871 em Joinville SC. 
  4. Ida Johanna Emilie Buchmann nasceu em 16 maio 1863 em Joinville - SC. Ela faleceu em Santos - SP. 
  5. Johann Julius Friedrich Buchmann nasceu em 15 fevereiro 1868 em Joinville SC. Ele faleceu em 30 novembro 1868 em Joinville SC. 

O restante da história de casamentos, nascimentos e falecimentos até os dias atuais, pode ser acompanhada através da nossa Árvore Genealógica que está publicada aqui neste site.

12 comentários:

  1. Que legal, minha tataravó era Buchamann, Maria Buchmann, a filha de Johann. Minha mãe tem uma tia que contou bem a história que está descrita. Por isso que identifiquei ser a mesma pessoa. Minha Oma (vó) era de Guaratuba, PR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá sou bisneta de Maria Buchmann e Maximiano Tavares Vieira. Estou no Facebook como Fatima Vieira Techy, me adiciona, gostaria de te conhecer.

      Excluir
  2. Eu sou neta da Maria Veridiana Buchmann sou de Guaratuba e luiz apolinario Gonçalves

    ResponderExcluir
  3. Olá, me chamo Diego aguiar, sou de Matinhos PR, também sou descendente de Maria Buchmann, abaixo segue um breve relato sobre minha família desde Maria Buchmann

    Alemã e agora residente no Brasil, Maria Buchmann casa-se com Hypolito De Oliveira Falcão, natural de São Francisco do Sul - SC, filho de José Leandro Falcão e Izabel Fagundes Dos Reis, do enlace matrimonial resultaram os filhos: Maria de Oliveira Falcão, que nasceu em 3 de março de 1888 e faleceu em 30 de novembro de 1969 na cidade de Guaratuba Pr; Dorothêa de Oliveira Falcão e Francisca de Oliveira Falcão. Esta última casou-se com Manoel Carneiro da Silva, nascido no ano de 1866 e falecido em 26 de setembro de 1918, filho de Antonio Carneiro da Silva, nascido em 1833 e falecido em 20 de outubro de 1913 com Geraldina Maria Da Conceição.
    Do matrimônio de Manoel Carneiro da Silva e Francisca de Oliveira Falcão proveio os filhos: Izalina Carneiro da Silva nascida em 1895; Maria Carneiro da Silva nascida em 1897; Guilherme Carneiro Da Silva, nascido em 11 Janeiro de 1902 no Riozinho; Manoel Carneiro da Silva, nascido em 1903; José Carneiro da Silva, nascido em 1904; Antonio Carneiro Da Silva, nascido em 1908; e faleceu em 9 Janeiro 1919; Sahara Carneiro Da Silva, nascida em 1909 e faleceu em 22 de outubro de 1919; Osório Carneiro da Silva, nascido em 1910 e Francisco Carneiro da Silva, nascido em 1916.
    Guilherme Carneiro Da Silva casou-se com Paula Degues, ou Paula Leite Degues, nascida em 1896 em Guaratuba, filha de Rita Degues e Manoel Degues, com o casamento Paula passou a se chamar Paula Leite Carneiro. Dentre os filhos nasceu no dia 4 de janeiro de 1931, Hilario Carneiro da Silva, o qual casou-se com Maria Vieira de Aguiar, nascida em 2 de julho de 1936 e falecida em 19 de novembro de 2013, filha de João Vieira de Aguiar Filho, nascido em 28 de fevereiro de 1912 e falecido em setembro de 2003, com Joaquina Gerônimo Leite, nascida em 15 de maio de 1919 e falecida em junho de 2005.
    ilário foi lavrador, comerciante e inspetor municipal, faleceu no dia 17 de fevereiro de 1974, acidentalmente foi encontrado por um lance de rede onde achava-se afogado dentro do rio São João, lugar que costumava pescar. Relata sua irmã Maria Carneiro, que o mesmo já havia escapado 3 vezes de afogamentos, e que aproximadamente oitos dias antes do acontecido ele tinha reclamado de tontura, proveniente da utilização dos fortes agrotóxicos que aplicava em suas lavouras.

    Hilário Carneiro faleceu aos 43 anos de idade, deixando esposa e 13 filhos, estes relatam que Hilário era homem católico porém não praticante, e estava se preparando para construir um tipo de capela em sua propriedade, possuía alguns gados e média lavoura, era também proprietário de uma bodega que abastecia a população local no sítio Riozinho.

    Após a tragédia, Maria Aguiar viu-se obrigada a mudar-se para a Prainha, próximo a Matinhos - Pr, onde já moravam alguns familiares, deixando os bens do seu falecido esposo aos cuidados do seu cunhado Olandy Carneiro. Com muita dificuldade Maria e seus filhos se estabelecem no novo local, e durante sua viuvez, atentando-se para os mandamentos Bíblicos, se converte, sendo batizada na igreja denominada Congregação Cristã no Brasil, onde permaneceu humilde e fiel até a sua morte.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber mais sobre minha família buchmann de São Paulo.

    ResponderExcluir
  5. Minha avó é Francisca buchmann,estou no fackbook

    ResponderExcluir
  6. Sou bisneta de Francisca Buchmann que é filha de Henrique Buchmann que se estabeleceu em Guaratuba. Me chamo Amanda.

    ResponderExcluir
  7. Sou tetraneta de Heinrich Buchmann e de Elisa Severin. Me chamo Amanda.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite. Sou Jucelei Buchmann, filha de Rodolfo Buchmann neta de Theofilo Buchmann e bisneta de Jacob Buchmann. Somos da região Oeste de Santa Catarina.

    ResponderExcluir
  9. olá, amei encontrar em blog. sou trisaneta de Louis Buchmann, que era filho de Carl Christian Friederich Buchmann. Meu bisavô era Arnold Herrmann Buchmann e minha vó era Maria Aracy buchmann

    ResponderExcluir