Translate

História da Família

A narrativa abaixo foi iniciada pelo saudoso primo Aldo e adaptada por mim com algumas correções que se fizeram necessárias. 

Daniel Buchmann 
São Bento do Sul - 10 de fevereiro de 2005. 


ORIGEM DA FAMÍLIA BUCHMANN
 

O primeiro antepassado de que temos notícia é o vidraceiro Johann Carl Buchmann, residente em Krostitz/Leipzig, no então reino da Saxônia, pai de Johann Gottlob que com "parte" de sua família emigrou para o Brasil. Veja no mapa abaixo a localidade de Krostitz, que pertence à comarca de Delitzsch, situada ao norte de Leipzig.



Nossos antepassados eram artesãos, condição que lhes dava certa importância social numa época em que havia a servidão da terra. Muitos camponeses eram servos da terra, eram patrimônio da propriedade agrícola e com ela alienáveis a um novo senhor. Os artesãos e artífices eram relativamente mais livres que os camponeses, mas ainda assim pertenciam a uma classe inferior de uma sociedade ainda em grande parte feudal. 

Johann Gottlob Buchmann, filho do vidraceiro Friedrich Wilhelm Buchmann nasceu em Krostitz/Leipzig no ano de 1792. Casado na mesma cidade em 1813 com Johanna Philippine, nascida Bär, mudou-se com ela para o outro lado da Alemanha da época e se estabeleceram na cidade de Clausthal (hoje em dia esta cidade chama-se Clausthal-Zellerfeld), sudeste de Hannover, onde tiveram os seguintes filhos: 
  1. Johann Heinrich Wilhelm Buchmann nasceu em 24 junho 1814. Este é o patriarca do ramo de Guaratuba. 
  2. Johann Friedrich Wilhelm Buchmann nasceu em 17 agosto 1824 em Clausthal. Faleceu em Clausthal ainda criança. 
  3. Johann Georg Carl Wilhelm Buchmann nasceu em 18 maio 1827 em Clausthal. Não veio para o Brasil.   
  4. Carl Christian Friedrich Buchmann nasceu em 10 abril 1830. Patriarca dos ramos de Campo Alegre e Santos. 
  5. August Adolph Buchmann nasceu em 1 março 1833 em Clausthal. Faleceu em 11 novembro 1834 em Clausthal. 
  6. Georg Wilhelm Ferdinand Buchmann nasceu em 28 março 1836 em Clausthal. Não sabemos se veio para o Brasil, é muito provável que não;
  7. Johanne Friederike Elisabeth Buchmann nasceu em 24 dezembro 1839. Não sabemos se ela veio para o Brasil.


A CHEGADA AO BRASIL

Em São Francisco do Sul - SC, 23 de junho de 1854, aportou o navio "Linda" comandado pelo capitão Bisant. Um dos passageiros era Johann Heinrich Wilhelm Buchmann primeiro filho de Johann Gottlob Buchmann; veio acompanhado de sua esposa Elise Severin e dos filhos Wilhelm, Maria e Caroline. Se estabeleceram inicialmente em Joinville mas depois foram para Guaratuba e deram origem a uma ramificação da família naquela cidade. 

Quase 4 meses mais tarde em 06 de outubro de 1854, o irmão de Johann Heinrich Wilhelm Buchmann, Carl Christian Friedrich Buchmann chega ao Brasil, tendo viajado no navio "Emily" comandado pelo capitão Schmidt. Exercia a profissão de marceneiro. Casou-se em Joinville em 28 de setembro de 1856 com Barbara Keller, natural de Sieblingen, cantão de Schaffhausen, Suíça, nascida em 25 de junho de 1834. Ele foi o patriarca dos ramos de Campo Alegre e Santos., conforme mencionado abaixo, através de seus filhos:  
  1. Louis Buchmann nasceu em 24 março 1857 em Guaratuba, mas foi criado em Joinville onde aprendeu os ofícios de açougueiro e sapateiro. Já casado e com o primeiro filho Robert Herrmann Buchmann, mudou-se em 1888 para Campo Alegre, onde teve um açougue, uma sapataria e uma olaria. Foi casado com Marie Louise Reinhardt, Faleceu em 10 setembro 1937 em Rio Negrinho-SC. Louis foi o Patriarca do ramo de Campo Alegre -SC 
  2. Johann Friedrich Buchmann Wilhelm Buchmann nasceu em 9 dezembro 1865 em Joinville - SC. Mudou-se para para Santos - SP onde teve diversos filhos. Patriarca do ramo de Santos-SP 
  3. Augusta Frieda Anna Louise Buchmann nasceu em 22 agosto 1871 em Joinville SC. 
  4. Ida Johanna Emilie Buchmann nasceu em 16 maio 1863 em Joinville - SC. Ela faleceu em Santos - SP. 
  5. Johann Julius Friedrich Buchmann nasceu em 15 fevereiro 1868 em Joinville SC. Ele faleceu em 30 novembro 1868 em Joinville SC. 

O restante da história de casamentos, nascimentos e falecimentos até os dias atuais, pode ser acompanhada através da nossa Árvore Genealógica que está publicada aqui neste site.